quarta-feira, 12 de julho de 2017

SANTORINI - 8 DIAS NUM SONHO EM TONS DE AZUL E BRANCO

DIAS 1 e 2
9 e 10 de Julho 2014

 Três anos decorridos, a viagem dos nossos sonhos continua ainda bem presente na minha memória e da minha esposa. Havia três, quatro hipóteses mas a ilha grega de Santorini foi uma escolha consensual e não muito demorada.Afinal, o pouco que já tinhamos visto nas revistas e na televisão sobre a ilha repleta de casas pintadas de azul e branco era mais do que suficiente para nos aguçar o desejo e a imaginação. 

AVIÕES E AEROPORTOS

Para quem nunca tinha andado de avião, o bulício dos aeroportos e dos check-in's, toda a excitação do baptismo de voo serviu para atenuar apenas ligeiramente o stress de horas e horas sentados no avião e de duas escalas, em Inglaterra e em Atenas, na Grécia, onde surpreendentemente nos foi permitido sair do aeroporto e respirar um pouco de ar puro. De negativo a sujidade nos wc's e as exíguas "gaiolas" para fumadores, tudo no aeroporto de Lisboa, onde os fumadores - não o meu caso - são autenticamente descriminados como se fossem criminosos.

exterior do aeroporto de Atenas

AKROTIRI e ADAMASTOS HOTEL
 A primeira imagem de Santorini chegou-nos auspiciosa com a visão do nascer do sol, ainda bastantes metros acima do solo. O aeroporto é tão pequeno que chega a parecer um exercício bastante improvável conseguir sem cair ao mar ou embater nos pequenos edifícios que o constituem. A viagem de táxi até Akrotiri com destino ao Hotel Adamastos não é longa, mas surpreende e desilude inicialmente quem esperava uma paisagem idílica junto à enorme falésia e às suas casinhas tão características. A paisagem é rural e o bulício das grandes zonas turísticas não chega até ali. É o problema das expectativas prévias que geralmente saem defraudadas. Afinal de contas, tinham-nos dado tudo o que pedíramos, um local sossegado perto das praias e a cerca de 20, 30 minutos de autocarro dos grandes centros como Fira ou Óia. O hotel é bastante rústico e acolhedor a começar pela família que o gere e que nos congratula com uma simpatia própria das gentes gregas. Kalimera ou Bom Dia era e foi a única palavra que conhecíamos mas fosse através dum inglês arcaico ou por linguagem gestual nunca houve barreiras que nos distanciassem de um povo que sabe como receber.

iogurte grego

o interior do Adamastos


 FAMILY TAVERN

 Depois de um primeiro dia extenuante gasto em viagens o segundo dia serviu para usufruirmos da piscina e conhecer um pouco de Akrotiri, com destaque para a procura de um local aprazível  para as nossas refeições. Depois de uma experiência um pouco atribulada ao almoço, o jantar já foi no belíssimo Family Tavern, com uma vista privilegiada aliada  a um ambiente peculiar e à simpatia dos donos, uma família a fazer lembrar os filmes gregos e italianos antigos.

uma sobremesa especial no final de cada refeição, oferta da casa.



Sem comentários:

Enviar um comentário